quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Profissão: Pai...



"Seu passado vive, presente, nas experiências, contidas,
Nesse coração, consciente, da beleza das coisas, da vida.
Seu sorriso franco, me anima, seu conselho certo, me ensina,
Beijo suas mãos e lhe digo, meu querido, meu velho, meu amigo."
Meu querido,
meu velho, meu amigo. Roberto Carlos.

  Verdadeiros pais são aqueles que assumem com o todo seu coração a difícil tarefa de ensinar através de exemplos, amor, diálogos, limites, colo, atenção. Pai é aquele que levanta na madrugada, quando o filho tem medo do escuro, do sonho, do nada... Pai é aquele que busca na escola, que carrega a mochila pesada, amarra o cadarço do tênis, que se preocupa com a aprendizagem do filho, que olha nos olhos, que ajuda nas lições de casa, principalmente nas mais difíceis, as lições da vida, de respeito ao próximo, a natureza. Pai é aquele que busca na "balada", aconselha a não aceitar bebidas de pessoas estranhas, que orienta, previne, sonha... Pai é aquele que comemora com conquistas, incentiva a nunca desistir dos sonhos e faz o filho acreditar que é capaz de conquistar os próprios desejos. Pai é aquele que ensina o filho a crescer, aparecer, mas sem precisar passar por cima de ninguém, mostrando que nenhuma pessoa é melhor do que a outra, mas que cada um é responsável por cada escolha que faz. Pai é suporte, porto seguro á espera nos dias de maior tempestade. Pai é indispensável, inesquecível. Mas pai de verdade também é humano, com apenas uma diferença dos outros humanos: ele é eterno! Sim, eterno, pois não há nesse mundo alguém que teve a sorte grande e o privilégio de conviver, mesmo que por curto tempo, com um pai de verdade, de carne e osso, de erros e acertos, mas de coração aberto que não o eternize em suas mais memoráveis e verdadeiras lembranças. Pai é tudo e mais um pouco, ainda mais quando se torna avô! Como avô ainda tem a chance de dividir todo esse amor que destinou aos filhos, mas acreditando que soube ensina- los suficientemente para que cuidem bem desses pedacinhos de seu coração que moram fora do peito, os netos.
  Pais, nunca se esqueçam de educar seus filhos, de ensina- los que a vida traz sim frustrações e que definitivamente não se pode ganhar sempre, mas que através de seus ensinamentos, estarão sempre, mesmo que apenas em pensamentos, prontos para ajudá-los a continuar. Pais sejam pais de seus filhos, e não façam tudo por eles, também faz parte da sua existência deixá-los praticar o que você os ensinou eternizando sua essência de amor... de simplesmente, PAI!

Psicóloga e Professora


Nenhum comentário:

Postar um comentário