Nossa História e Nosso Compromisso

O Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis iniciou suas atividades em 1962, sabe-se, porém que em 1946 já havia alguns registros, mas sem local de funcionamento identificado. Inicialmente, chamava-se Escola Capão Grande, o ensino era multisseriado e não possuía prédio próprio, por isso, funcionava em instalações cedidas pela comunidade.

Em 1972, a escola passou a funcionar em sede própria, contando com apenas duas salas de aulas, e seu nome foi alterado para Escola Isolada Municipal Jornalista Hermínio Milis. Em 1999, o seu nome foi alterado pela terceira vez, passando a chamar-se Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis. No mesmo ano, começou a atuar no Ensino Fundamental de 5.ª a 8.ª série, recebendo alunos das comunidades de São Martinho, Lança, Cachoeirinha, Pintado, Pintadinho, Vila Marli, Vila Santa Inês, Área Industrial e Bairro Santa Rosa. A partir de 2008 as comunidades do Km 13 e Km 8, passaram a fazer parte desta escola. Atualmente, 350 alunos estão matriculados, desde a educação infantil até a oitava série.

As instalações prediais foram ampliadas diversas vezes, e nos últimos anos passou por reforma geral (pintura nova, troca de todo piso externo, troca de cobertura e parte elétrica ). A escola dispõe de 08 salas de aulas, biblioteca, sala de áudio e vídeo, laboratório de informática com acesso à Internet, salas específicas para uso da direção, da secretaria, da coordenação pedagógica, refeitório, cozinha ampla, área de serviços gerais, almoxarifado e Ginásio de Esportes.

No decorrer de todos estes anos este educandário passou por diversas transformações, buscando o constante aperfeiçoamento e assumindo o compromisso de conduzir e intermediar o processo de ensino-aprendizagem com zelo e qualidade. A nossa meta é que os educandos, ao término do Ensino Fundamental, estejam preparados nos campos cognitivo, afetivo, emocional e moral; respeitando o desenvolvimento de cada indivíduo e considerando o aluno como um sujeito ativo no processo de construção de conhecimento, oferecendo ambiente propício para aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser; de modo que o processo educativo seja completo.

Somos conscientes de que a educação formal deve desenvolver a capacidade de mobilizar os conhecimentos construídos para solucionar questões da vida real e do mercado de trabalho. Mais do que saber teoricamente, é necessário que o estudante tome posse do conhecimento e saiba usar esse saber, colocar em prática o que aprendeu. Dessa forma, a educação torna-se integradora, reconhecendo a multiplicidade de fontes de informação e o uso adequado das mesmas, selecionando e articulando o conhecimento para agir no mundo e sobre ele.

Esta escola procura disponibilizar meios para o desenvolvimento de diferentes habilidades e concretização dos princípios filosóficos e pedagógicos através de:

• Aulas dinâmicas, com recursos didáticos diferenciados;

• Laboratório de informática com acesso à Internet;

• Sala especial para áudio, vídeo e multimídia, com acesso a Internet;

• Biblioteca e sala de estudos;

• Projetos especiais - interdisciplinares: sexualidade; saúde e higiene bucal; meio ambiente; mercado de trabalho; valores; drogas; e outros;

• Atividades extracurriculares: fanfarra, meio ambiente, atividades esportivas - treinamento;

• Atividades Complementares: reforço escolar, apoio pedagógico, aceleração de português e matemática;

• Fortalecimento da relação entre a família e a escola;

• Professores comprometidos com o ensino de qualidade.