quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Eleição para diretores escolares


            Aconteceu em nossa escola, na noite de ontem, reunião com a comunidade escolar para divulgação de informações sobre a eleição para diretores, que acontecerá dia 30/11, sábado próximo, das 09h às 15h. 
            Durante a reunião, a candidata de nossa escola, professora Gisele Casagrande, nos apresentou seu plano de trabalho para os próximos três anos.
            Agradecemos a presença de todos e contamos novamente com a comunidade escolar neste processo eleitoral, que é um marco da democracia em nosso município.

                                                                
                                                            Atenciosamente: Comissão Eleitoral Local










terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra

Consciência Negra

Consciência é necessária todo dia. Mas, para que ninguém esqueça disso, ainda é preciso um dia específico para ser lembrada.

Nossas professoras Ana Daniele Holovaty, Jóis da Trindade Viana e Walterlin Kotarski, organizaram diversas atividades para enfatizar o Dia da Consciência Negra, entre elas, a explicação aos alunos sobre o tema, vídeos que retrataram a realidade vivida pelos negros, teatro representando a vida e o valor das pessoas e atividades onde os alunos interagiram, produzindo músicas da cultura afro-brasileira.


sábado, 23 de novembro de 2013

Cultura Africana - Abayomi

Você sabe o que é Abayomi?

Os africanos foram trazidos da África para o Brasil em grandes navios, eram viagens muito difíceis, longas e cansativas. As crianças choravam assustadas, vendo a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam com as próprias mãos, tiras de panos de suas saias e faziam bonecas para os pequenos brincarem.
As abayomis são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A palavra abayomi tem origem no iorubá, e significa aquele que traz felicidade ou alegria. É oferecer ao outro, algo que carregue nossas melhores qualidades. Dar uma boneca abayomi é um ato de nobreza, é dar a uma pessoa aquilo de melhor que temos a oferecer.
Na semana da Consciência Negra, nossos alunos confeccionaram, com a professora Jóis Trindade Viana, no acompanhamento Pedagógico do Programa Mais Educação, pequenas abayomis, representando, dessa maneira, um pouco mais da cultura africana.











Meio Ambiente


            Foi realizado em nossa escola um Projeto de Meio Ambiente pela Abbaspel Ind. e Com. De Papéis Ltda, através do estagiário Diego Rafael da Rocha.
Nossos alunos, juntamente com a professora Daniele Missau, participaram com empenho de todas as atividades propostas.

Atividades Desenvolvidas

Data
Descrição
20/09/2013
Inicio das aulas: Realizou-se o levantamento das condições da escola, a fim de identificar possíveis melhorias. Aplicação de um questionário aos alunos, e outro ao responsável pela escola, a fim de obter uma maior informação do nível de conhecimento dos alunos.
27/09/2013
Atividade: trabalhos em grupo: a turma foi divida em grupos que trabalharam com os temas: Definição de meio ambiente; problemas encontrados pelos alunos em sua casa, escola, rua; e o que pode ser realizado para melhorar esta situação.
04/10/2013
Discussão das atividades desenvolvidas na aula do dia 27/09/2013, realizando um debate com pontos levantados pelos alunos.
11/10/2013
Vídeo: “Natureza sabe tudo”, com o tema: Lixo e Desperdício. Aula sobre a politica dos 3R’s (reduzir, reutilizar, reciclar), problemas em virtude da má destinação dos resíduos.
01/11/2013
Realização de oficina com material reciclável: Utilizou-se jornal velho para a criação de cestinhos.
08/11/2013
Realização de oficina com material reciclável: Continuação da oficina com material reciclável da aula do dia 08/11/2013.
22/11/2013
Realização de oficina com material reciclável: Criação de uma horta vertical, utilizando garrafas PET.































Visita ao Observatório Andrômeda

Nossos alunos dos 6º anos I e II, juntamente com as professoras Márcia Regina Stratman, Marta Magdal, Walterlin Kotarski e Daniele Missau, visitaram o Observatório Andrômeda, no Morro do Cristo, em União da Vitória. Atividades práticas com grande significado.