sábado, 22 de junho de 2013

CAMPEONATOS DE XADREZ

Saímos cedinho de frente de nossa escola, mais ou menos 7 horas da manhã, destino, Canoinhas, onde iria acontecer os campeonatos de xadrez que classificavam os alunos-atletas para as próximas etapas do Jesc.

Ansiosos e nervosos lá estavam: Leonardo, Luis, Liandra, e Bettina, aguardando o início dos jogos. Primeiro aconteceu o congresso técnico, que decidiu a programação dos jogos e em seguida os torneios.

Após longas batalhas com peões, cavalos, reis e damas, conseguimos ótimos resultados. No feminino: em1º lugar Liandra, em 2º lugar Bettina. No masculino: em 1º lugar Leonardo, em 2º lugar Lucas e, em 3º lugar Luis. Mas só se classificava para os jogos seguintes1º e 2º lugar, então o Luis não se classificou.

A etapa seguinte aconteceu em Concórdia, onde também nos esforçamos bastante. Infelizmente não conseguimos passar para o estadual; mas aprendemos muitas coisas, e estamos ansiosos esperando as próximas competições, mas agora, com ainda mais entusiasmo e com o intuito de ganhar.

Bettina Carvalho dos Santos.

A EXPERIÊNCIA DA MINHA VIDA, CAMPEONATO DE XADREZ

Para irmos para Concórdia tinha que passar da primeira fase que era em Conoinhas. Eu, Bettina Leonardo e Lucas, um menino de Irineópolis, conseguimos nos classificar para a segunda fase.

No dia 21, numa quarta-feira, embarcamos no ônibus com as meninas deBela Vista do Toldo,o Lucas, a professora Maria e o professor Samir .

Chegamos de noite para a abertura dos jogos.

No dia seguinte,quinta-feira, o xadrez era às 9:00 da manhã.O feminino iria jogar cinco rodadas e o masculino sete rodadas.

Eu ganhei duas partidas, a Bettina duas e o Leonardo três e meia. Não conseguimos nos classificar,mas foi uma experiência única e nunca vamos esquecer.


LIANDRA TISSORE DE CAMPOS

O XADREZ, IMPORTANTE PARA MINHA VIDA

No dia 22 de junho à noite, eu já estava pensando, se eu conseguiria passar da 2ª fase, pois quando eu acordasse, tudo estaria valendo.No primeiro dia em Concórdia, eu estava muito nervoso, mas meu dia começou bem, fomos tomar café, e logo após fomos na AABB, onde seria o campeonato.Comecei bem a primeira partida, “ganhei”!!!

E como a primeira partida foi de manhã, a outra só seria à tarde,então logo após acabar a primeira partida fomos almoçar. A comida era muito boa : arroz , feijão, farofa, carne, etc.

Logo após almoçarmos, fomos novamente na AABB , para a segunda partida, e ai veio o desespero, “perdi”! Mas isso não me desanimou, haveria ainda mais cinco rodadas.Então, fomos para o alojamento, com o meu companheiro de quarto, o Lucas Rodrigo Meneguel, onde jogamos futebol com uma tampa de perfume, foi muito divertido.Jogamos futebol até anoitecer,aí fomos jantar, tomar banho e dormir.

No outro dia foram três partidas, venci duas e perdi uma.E, à noite foi mais legal ainda, quando fomos a uma pizzaria. No começo eu já entrei aborrecido, pensando que a entrada era 16 reais, fora as pizzas. Mas com o tempo, naquela pizzaria o professor Samir me avisou que era 16 reais a entrada e poderia comer tudo o que quisesse, sem pagar mais nada.

Então aproveitei e enchi meu prato e fui comendo até não querer mais. Nós estávamos quase indo embora,quando pedi para a moça que estava nos servindo , alguns morangos com chantili.Pense que delicia! E, todos nós voltamos para o alojamento quase explodindo!

No outro dia eram as duas últimas rodadas,infelizmente meus resultados não foram bons.Empatei e depois perdi. Então, dos dezesseis atletas fiquei em sétimo lugar

Todo mundo acha que sou ruim,mas enfrentando os campeões catarinenses, para mim foi uma vitória.Foi uma pena que não me classifiquei,pois queria viajar mais.



Leonardo Tissóri de Campos



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Professor Jair ministra palestra e incentiva alunos de Porto União



O vice-prefeito de União da Vitória, professor Jair Brugnago, recebeu um convite do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis para falar aos alunos sobre proteção ambiental. Dia 05 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente e a escola promoveu atividades relacionadas à temática, nas suas dependências.

Na sua fala, o professor Jair mencionou a importância de cada um fazer a sua parte, por mais simplória que seja, não jogando lixo em qualquer lugar, evitando poluir o meio ambiente e combatendo o desperdício. Contudo, o enfoque da palestra foi mais direcionado no sentido de estimular o desenvolvimento pessoal e constituir perspectivas de um futuro promissor. Ele incentivou os alunos argumentando a importância de se dedicarem aos estudos, compartilhando alguns desafios encontrados na vida particular e relatando a luta em prol dos sonhos pessoais que, passo a passo, foram se concretizando. 

De acordo com a diretora do Núcleo, Jane Maria Woeltje, a postura, a experiência de vida e o incentivo feito pelo professor Jair serão de grande valia para os alunos. Segundo ela, a sociedade carece de pessoas que estimulem o desenvolvimento dos outros e demonstrem a evolução pela própria vida. A diretora salientou que o atual vice-prefeito tem vasta experiência na área educacional, direção de escola e coordenação do Núcleo Regional de Educação. “Ficamos muito gratos pela sua presença e, especialmente, pela mensagem de incentivo muito marcante que nos deixou professor Jair obrigado”, agradeceu publicamente Jane Maria.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Túmulo

O lixo é uma desgraça
Gerada pelo consumo.
Todo o mundo quer ter mais,
E a natureza é o túmulo.

Muito lixo reciclável,
Vai parar lá no lixão.
O chorume é veneno,
Que contamina o chão.

Muito se ensina,
Mas pouco se pratica.
Muito se consome,
Mas pouco se recicla.

É tempo de avaliar
A nossa consciência.
Podemos muito fazer,
Para o lixo converter.

Grande parte do lixo
É boa matéria-prima.
É só reaproveitar,
E a natureza respeitar.


Programa Mais Educação – 20/05/2013.
Língua Portuguesa – Produção coletiva
Tema: O lixo.



Alunos: Bettina; Fabiana; Talia; Eduarda Danieli; Bruno Motta; Leonardo Tissori; Jackson Baptista; Guilherme José; Luís Eduardo Habbas Pimentel.

Herança

A água é preciosa,
Como um diamante é valiosa.
Alimenta os seres vivos,
Cuidar dela é preciso.

A água é boa
Quando potável,
Mas, se for poluída,
É uma riqueza perdida.

A água é esperança
De vida bem sucedida.
Sem ela não somos nada,
E a morte é garantida.

A água é nossa herança,
Recurso não renovável.
Cada vez que a poluímos,
Parte dela destruímos.

A água é indispensável,
Na Terra ela é vida.
Não podemos permitir,
Que ela seja agredida.

O consumo consciente
Deve ser bem praticado.
A nossa herança de hoje,
Amanhã será o legado.


Programa Mais Educação – 20/05/2013.
Língua Portuguesa – Produção coletiva
Tema: Água.


Alunos: Guilherme Irineu; Guilherme Sílvio; André Felipe; Lucas Ribeiro; Henrique Santos da Cruz; Thiago Gilliard, Júlio César Lopes; Guilherme Regert; João Vítor; Everton Douglas; Bruno Samuel Borges; Luiz Felipe Bolinzenha.